Amil amplia parceria com a Defensoria Pública do RJ e passa a contar com canal direto para solução extrajudicial de conflitos
Iniciativa pioneira no setor de Saúde, disponível 24 horas por dia, reforça compromisso com a desjudicialização e o respeito ao consumidor

Rio de Janeiro, RJ (julho de 2025) - Para buscar resolver de forma extrajudicial demandas que poderiam ser levadas aos tribunais e, também, agilizar o cumprimento de decisões liminares, a Amil e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) anunciam uma iniciativa inédita no setor de Saúde: a criação de um canal exclusivo de WhatsApp que permitirá, 24 horas por dia, a comunicação direta entre a Ouvidoria da operadora, os 103 postos de atendimento presencial da DPRJ e os 10 postos do Plantão Judiciário. O Termo de Cooperação Técnica que ampliou a parceria iniciada em 2015 entre a Amil e o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPRJ foi assinado nesta quinta-feira (3/7).
Mais de 40 colaboradores da Amil, das áreas de Ouvidoria, Atendimento, Jurídica e Médica, atuarão na equipe, que atenderá em qualquer hora do dia, inclusive em fins de semana e feriados. Esse grupo de pessoas passou por treinamentos sobre o papel da Defensoria Pública e a importância social dessa iniciativa e seu impacto direto na vida dos clientes; os fluxos de atendimento, para garantir que o canal funcione de forma ágil e segura desde o primeiro dia; e de alinhamento de linguagem e comunicação, para assegurar que todos falem com consistência e como um único time.
“Essa é uma iniciativa concreta e inédita no setor de Saúde que reforça o compromisso da Amil com o respeito ao consumidor e a busca por soluções justas e eficazes. Mais do que contribuir para a redução da judicialização, queremos garantir que nosso cliente — especialmente o mais vulnerável — tenha sua demanda acolhida e resolvida com agilidade e empatia”, afirma a vice-presidente de Clientes do Grupo Amil, Juliana Pereira.
A coordenadora do Nudecon, Luciana Telles da Cunha, ressalta o impacto positivo da medida para os assistidos da Defensoria. "Ampliar esse canal direto com a Amil, agora também para os plantões judiciários diurno e noturno, é um avanço importante. Estamos falando de uma forma mais célere, eficiente e humanizada de resolver conflitos que muitas vezes envolvem situações de urgência. É uma vitória para o consumidor, que ganha em acesso à justiça e em dignidade", diz a defensora.