Amil | Sala de Imprensa

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Sobre

Amil: um sistema de saúde dedicado a tornar o cuidado coordenado uma experiência acolhedora, eficiente e constante

Fundada em 1978, no Rio de Janeiro, a operadora expande a Telessaúde, as linhas de cuidado ambulatoriais, os serviços especializados, o homecare e os cuidados paliativos. Tudo para que o paciente tenha atenção médica ao longo do tempo e o hospital se torne cada vez mais o lugar da alta complexidadede  

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. Essa é a missão da Amil, uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, fundada em 1978, no Rio de Janeiro, e que desde 2012 faz parte de um dos maiores conglomerados de saúde do mundo, o UnitedHealth Group. Atualmente, a operadora conta com cerca de 5,6 milhões de beneficiários - 3,4 milhões de planos médicos e 2,2 milhões de planos odontológicos -, sendo a escolha de 396 mil empresas-clientes. Dezenove mil colaboradores atuam diariamente para promover o melhor cuidado e atendimento para cada pessoa que confia, diariamente, sua saúde à Amil.

Ao longo de sua história, a Amil consolidou-se como uma das maiores e mais completas redes credenciadas do mercado, somando hoje mais de 28 mil prestadores de serviços médicos, incluindo 1.250 hospitais, mais de 19 mil médicos e 7.500 laboratórios credenciados em todo o país. Através de um relacionamento baseado em três pilares: Identidade, Reconhecimento e Meritocracia, a Amil atua em parceria com seus médicos credenciados, fortalecendo o reconhecimento por suas atuações e valorizando sua autonomia.  Da mesma forma, a integração com a rede de prestadores hospitalares, laboratoriais e ambulatoriais contribui para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.

Toda essa estrutura, aliada a uma ampla rede de serviços própria, funciona de forma orquestrada e posiciona a empresa hoje como um sistema de saúde completo, que só em 2020 intermediou mais de 15 milhões de consultas, 53 milhões de exames e 398 mil interações.  Esse modelo integrado de cuidado permite que os beneficiários sejam melhor guiados pelo sistema de saúde, de modo que tenham sempre o cuidado certo, no lugar certo e na hora certa.

A rede própria da Amil é composta por 15 hospitais no Rio de Janeiro e em São Paulo, que recebem mais de 40 mil pacientes por mês, realizando cerca de 130 mil atendimentos em pronto-socorro, mais de 9 mil internações e 420 partos. Essa rede disponibiliza ao sistema de saúde privado brasileiro mais de 1.700 leitos, sobretudo a clientes da Amil. Agrega, também, 53 unidades ambulatoriais, entre clínicas, consultórios, unidades de pronto atendimento e diagnósticas, onde o paciente pode realizar desde cuidados mais complexos, como hemodiálise, a consultas de rotina.  Essas unidades realizam, em média, mais de 360 mil consultas por mês nas mais diversas especialidades e cerca de 1000 exames. Após a alta médica, a operadora também acompanha o beneficiário para assegurar uma transição segura para que ele volte à sua casa e às suas atividades, oferecendo suporte na desospitalização, internação domiciliar e cuidados paliativos. Todos os anos, são realizados cerca de 63 mil atendimentos de homecare, sendo 1.300 de cuidados paliativos, proporcionando alívio do sofrimento, tratamento da dor, suporte psicológico e conforto.

Outra forte frente de atuação é a da Promoção à Saúde. Atualmente, cerca de 370 mil beneficiários da Amil que necessitam de acompanhamento permanente de saúde recebem algum tipo de monitoramento, inclusive de forma remota, como as pessoas com doenças crônicas, por exemplo.  Já área de inteligência clínica é responsável por conhecer o beneficiário através da análise de dados, desde seus hábitos de saúde ao perfil de uso do plano. Dessa forma, pode identificar tendências ou necessidades de cuidado, coordenando o cliente durante sua jornada no Sistema Amil de Saúde. Essa gestão de populações de alto risco acontece tanto em unidades próprias quanto terceiras. 

Como suporte nesse processo, a empresa disponibiliza uma série de comodidades tecnológicas funcionais, como serviços de telessaúde, busca de credenciados por geolocalização, token de segurança, agendamento online de consultas e exames, pedidos de reembolso através de website e carteirinha virtual. Além de promover o autocuidado e o engajamento ao tratamento, a integração entre essas ferramentas moderniza e facilita o acompanhamento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.

Para garantir o acesso de cada vez mais brasileiros à essa rede de serviços e à saúde suplementar, a Amil oferece desde planos individuais a coletivos para grandes empresas, com opções regionais a planos premium com cobertura nos mais renomados hospitais e consultórios do país. Com produtos acessíveis, rede credenciada qualificada e tecnologias que permitem acesso, segurança e qualidade no atendimento, a Amil conta com a parceria de 40 mil corretores, buscando diversificar cada vez mais suas plataformas de relacionamento. Um dos principais diferenciais da empresa é oferecer planos que aliam telemedicina, hospitais da rede própria com certificação pelos principais órgãos acreditadores (Joint Comission ou ONA), além de urgência e emergência nacional. 

O reconhecimento público a esse trabalho e à solidez do UnitedHealth Group no Brasil é ilustrado por premiações e rankings elaborados pelos mais renomados veículos de comunicação e instituições do país. Em 2020, a Amil conquistou a 1ª colocação na categoria Planos de Saúde dos anuários Valor 1000 e Estadão Melhores Serviços, figurando também na lista das 50 maiores empresas do Brasil das revistas IstoÉ Dinheiro e Exame. A força da marca também ganhou visibilidade no especial Marcas dos Cariocas, do jornal O Globo, em que a Amil ficou em primeiro lugar entre os planos de saúde, e BrandZ, sendo listada entre as dez maiores marcas do país.   

A empresa também foi reconhecida pelo IBRC, Abemd e Abrarec entre os melhores serviços de atendimento ao cliente do país - área que recebe mais de 1 milhão de contatos telefônicos por mês. Outro trabalho voltado para os beneficiários, o Conselho Consultivo de Clientes Transgêneros da Amil, foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Já os esforços de conciliação levaram a Amil a receber novamente o Selo Empresa Amiga da Justiça, concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). 

Amil Dental

Desde 1984, a Amil também atua no mercado de planos odontológicos. Atualmente, a Amil Dental conta com cerca de 2,2 milhões de beneficiários e mais de 14 mil prestadores odontológicos credenciados. Presente em várias regiões do país, a operadora tem a confiança dos brasileiros porque conta com a garantia e solidez da Amil. Mensalmente, a operadora intermedia cerca de 120 mil consultas e mais de 290 mil procedimentos odontológicos, oferecendo o cuidado certo para o sorriso de todos os seus clientes.

Em 2021, a Amil Dental inaugurou suas primeiras clínicas odontológicas próprias no país, , em parceria com a Cia. da Consulta. Localizadas em São Paulo (Osasco, Tucuruvi, Guarulhos, Taboão da Serra e Tatuapé), as clínicas atenderão exclusivamente beneficiários da Amil Dental. Cada clínica terá capacidade para realizar mais de 1.300 atendimentos por mês.   Um dos principais benefícios do modelo é a disponibilização, em um único local, das principais especialidades odontológicas, como Ortodontia (colocação de aparelho), Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia e Periodontia (tratamento de gengiva). Com isso, o paciente estará apto a realizar os procedimentos mais frequentes, desde limpeza à extração de sisos, por exemplo, com uma equipe integrada. Outro benefício é o horário de atendimento estendido, das 8h às 19h durante a semana, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. 

Resposta à pandemia

Em 2020, diante da maior pandemia que o mundo já vivenciou, a Amil estabeleceu um comitê de soluções dedicado a realizar ações emergências, preventivas, dinâmicas e integradas para o enfrentamento à COVID-19, garantindo segurança aos seus beneficiários e evitando a interrupção de serviços essenciais. Essas medidas vão desde a ampliação de estoques de itens de proteção individual à negociação com prestadores estrangeiros para aquisição de insumos e equipamentos. Entre fevereiro de 2020 e de 2021, mais de 15 mil pacientes com suspeita de infecção ou confirmados com a COVID-19 passaram pelos hospitais próprios da Amil, que dedicaram exclusivamente mais de 800 leitos para tratamento da doença, sendo cerca de 70 novos. Para fazer frente a essa alta demanda, mais de 4 mil profissionais foram contratados. 

Como suporte a seus clientes, a Amil ampliou a oferta de telessaúde para todos os seus 3,4 milhões de beneficiários de planos médicos em março de 2020, viabilizando o acesso a consultas com médicos e psicólogos por meio de aplicativo, site e telefone. Durante a pandemia, já foram realizados mais de 1,6 milhão de atendimentos através desse serviço, importante ferramenta para substituir a ida ao pronto-socorro em casos de baixa complexidade, direcionar pacientes graves para os serviços mais adequados e permitir o monitoramento de pacientes crônicos.  Registrou-se, ainda, a realização de mais de 184 mil exames PCR para testagem do novo coronavírus pelos beneficiários da Amil no período.

Diante desse cenário, a saúde mental, que já era tratada com prioridade pela operadora, ganhou ainda mais relevância. Em janeiro de 2021, a Amil lançou em todo o Brasil a campanha “Saúde Mental, o cuidado de um novo tempo, no seu tempo”, para alertar, por meio de diversas ações de comunicação, sobre a importância de identificar o adoecimento mental e buscar ajuda de profissionais de forma precoce. Para apoio a seus beneficiários, a Amil oferece, desde 2018, um Programa de Saúde Mental que acompanha atualmente mais de. 4.100 pessoas. Em 2020, o programa registrou um aumento de 40% no número de consultas, em comparação com 2019, alcançando mais de 22 mil atendimentos, inclusive de forma virtual. Esse cuidado também está disponível para os funcionários da Amil, que contam com suporte psicológico gratuito através do Programa de Apoio ao Colaborador (PAC), que oferece atendimento 24 horas com especialistas.

Como forma de colaborar com o sistema público de saúde no enfrentamento da pandemia, uma das ações de destaque da empresa foi a cessão do Hospital Vitória, de Curitiba, integrante rede própria da Amil, para a gestão municipal. Foram cedidos em comodato 140 leitos para o tratamento da COVID-19, sendo 120 de enfermaria e 20 de UTI. A iniciativa fez parte da doação de R$ 38 milhões realizada pelo UnitedHealth Group Brasil a diversos projetos, entre eles ações de ajuda humanitária, doação de máscaras de proteção para profissionais da saúde pública e de comunidades carentes, apoio à produção de testes e geração de renda a grupos vulneráveis, além de aporte para abertura de novos leitos para pacientes do SUS. 

  • 1978

    A Amil estreia no mercado de planos de saúde brasileiro, com o conceito de consultas e exames sem limites. Também cria, na sequência, diversas agências para atendimento presencial aos seus clientes.

  • 1988

    Dez anos após sua criação, a Amil já surpreende em desempenho, registrando um dos maiores índices de crescimento de todo o mercado de saúde.

  • 1993

    A Amil inova mais uma vez e lança o serviço Amil Resgate Saúde, uma unidade especializada no transporte de pacientes em estado crítico.

  • 1994

    A Amil é a primeira empresa do mundo a utilizar o sistema de franquias para ampliar a sua cobertura no país, oferecendo o seu padrão de qualidade e de atendimento às principais cidades do Brasil.

  • 1997

    A Amil é a primeira empresa a criar uma estrutura de atendimento no exterior para atender aos seus clientes em qualquer parte do planeta.

  • 1999

    A Amil cria centros de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, batizados de Total Care.

  • 2004

    Começa a trabalhar o conceito Gestão de Saúde, em que analisa, mapeia e trata o risco dos beneficiários, atuando preventivamente no controle de doenças com base na tecnologia.

  • 2007

    companhia passa por reestruturação societária e realiza sua abertura de capital, passando a se chamar Amil Participações S.A.

  • 2009

    A Amilpar adquire a Medial Saúde e se torna a maior empresa de saúde do Brasil. Sua participação de mercado atinge mais de 10%.

  • 2012

    A companhia foi adquirida pelo UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de Saúde do mundo.

  • 2014

    A Amil lança, em janeiro, o Movimento Saúde 360, dedicado à conscientização e ao combate à obesidade infantil.

  • 2016

    A operação brasileira foi dividida em três plataformas distintas: a Amil, o braço de benefícios do UnitedHealth Group Brasil; o Americas Serviços Médicos, um grupo médico-hospitalar; e a Optum, uma empresa de soluções inovadoras de tecnologia e dados em saúde.

  • 2017

    A Amil expande sua rede de clínicas de atenção primária, o Clube Vida de Saúde.

  • 2018

    Amil lança nova identidade visual e renova sua proposta de valor, com conceito de cuidado certo. O novo posicionamento se fundamenta na coordenação do cuidado, oferecendo aos clientes mais clínicas de atenção primária, o Amil Espaço Saúde, e suporte clínico pelo telefone Amil Ligue Saúde.

Fatos e Números

  • 3,4 milhões - Planos médicos
  • 2,2 milhões - Planos odontológicos

Atualização: Julho/2021

  • + de 396 mil

Atualização: Julho/2021

  • 15 hospitais

Atualização: Julho/2021

  • 3,8 milhões - Consultas
  • 15,8 milhões - Exames
  • 98,6 mil - Internações

Atualização: Julho/2021

  • + de 19 mil Colaboradores

Atualização: Julho/2021

Prêmios e reconhecimentos

Glossário

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