Amil | Sala de Imprensa

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Sobre

Amil: um sistema de saúde dedicado a tornar o cuidado coordenado uma experiência acolhedora, eficiente e constante

Fundada em 1978, no Rio de Janeiro, a operadora expande a Telessaúde, as linhas de cuidado ambulatoriais, os serviços especializados, o homecare e os cuidados paliativos. Tudo para que o paciente tenha atenção médica ao longo do tempo e o hospital se torne cada vez mais o lugar da alta complexidade

Atualmente, a operadora conta com cerca de 5,6 milhões de beneficiários - 3,2 milhões de planos médicos e 2,4 milhões de planos odontológicos -, sendo a escolha de mais de 402 mil empresas-clientes. Perto de trinta e cinco mil colaboradores atuam diariamente para promover o melhor cuidado e atendimento para cada pessoa que confia, diariamente, sua saúde à Amil.

Ao longo de sua história, a Amil consolidou-se como uma das maiores e mais completas redes credenciadas do mercado, somando hoje mais de 20,1 mil prestadores de serviços médicos, incluindo mais de 1.500 hospitais e de 13,5 mil médicos e de 5 mil laboratórios credenciados em todo o país. Através de um relacionamento baseado em três pilares: Identidade, Reconhecimento e Meritocracia, a Amil atua em parceria com seus médicos credenciados, fortalecendo o reconhecimento por suas atuações e valorizando sua autonomia.  Da mesma forma, a integração com a rede de prestadores hospitalares, laboratoriais e ambulatoriais contribui para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.

Toda essa estrutura, aliada a uma ampla rede de serviços própria, funciona de forma orquestrada e posiciona a empresa hoje como um sistema de saúde completo, que só em 2023 intermediou cerca de 17 milhões de consultas, 62,7 milhões de exames e 512 mil interações.  Esse modelo integrado de cuidado permite que os beneficiários sejam melhor guiados pelo sistema de saúde, de modo que tenham sempre o cuidado certo, no lugar certo e na hora certa.

A rede própria da Amil é composta por 29 hospitais no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, que realizaram mais de 2,3 milhões de atendimentos em pronto-socorro e de 177 mil cirurgias no ano de 2023. Essa rede disponibiliza ao sistema de saúde privado brasileiro mais de 4 mil leitos, sobretudo a clientes da Amil. Agrega, também, 81 unidades ambulatoriais, entre clínicas, consultórios, unidades de pronto atendimento e diagnósticas, onde o paciente pode realizar desde cuidados mais complexos, como hemodiálise, a consultas de rotina.  Após a alta médica, a operadora também acompanha o beneficiário para assegurar uma transição segura para que ele volte à sua casa e às suas atividades, oferecendo suporte na desospitalização, internação domiciliar e cuidados paliativos. 

Outra forte frente de atuação é a da Promoção à Saúde. Os beneficiários da Amil que necessitam de acompanhamento permanente de saúde recebem algum tipo de monitoramento, inclusive de forma remota, como as pessoas com doenças crônicas, por exemplo.  Já área de inteligência clínica é responsável por conhecer o beneficiário através da análise de dados, desde seus hábitos de saúde ao perfil de uso do plano. Dessa forma, pode identificar tendências ou necessidades de cuidado, coordenando o cliente durante sua jornada no Sistema Amil de Saúde. Essa gestão de populações de alto risco acontece tanto em unidades próprias quanto terceiras. 

Como suporte nesse processo, a empresa disponibiliza uma série de comodidades tecnológicas funcionais, como serviços de telessaúde, busca de credenciados por geolocalização, token de segurança, agendamento online de consultas e exames, pedidos de reembolso através de website e carteirinha virtual. Além de promover o autocuidado e o engajamento ao tratamento, a integração entre essas ferramentas moderniza e facilita o acompanhamento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.

Para garantir o acesso de cada vez mais brasileiros à essa rede de serviços e à saúde suplementar, a Amil oferece desde planos individuais a coletivos para grandes empresas, com opções regionais a planos premium com cobertura nos mais renomados hospitais e consultórios do país. Com produtos acessíveis, rede credenciada qualificada e tecnologias que permitem acesso, segurança e qualidade no atendimento, a Amil conta com a parceria de 40 mil corretores, buscando diversificar cada vez mais suas plataformas de relacionamento. Um dos principais diferenciais da empresa é oferecer planos que aliam telemedicina, hospitais da rede própria com certificação pelos principais órgãos acreditadores (Joint Comission ou ONA), além de urgência e emergência nacional. 

O reconhecimento público a esse trabalho é ilustrado por premiações e rankings elaborados pelos mais renomados veículos de comunicação e instituições do país. Em 2023, a Amil conquistou pelo segundo ano seguido a 1ª colocação na categoria Planos de Saúde do estudo anual Marcas dos Cariocas, do jornal O Globo.  A empresa também foi reconhecida pelo Prêmio Ouvidorias Brasil entre os melhores serviços de atendimento ao cliente do país - área que recebe quase 1 milhão de contatos telefônicos por mês. Outro trabalho voltado para os beneficiários, o Conselho Consultivo de Clientes Transgêneros da Amil, foi reconhecido pelo Govero de São Paulo com o Selo  Paulista da Diversidade. Já os esforços de conciliação levaram a Amil a receber o Selo Empresa Amiga da Justiça, concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). 

Amil Dental

Desde 1984, a Amil também atua no mercado de planos odontológicos. Atualmente, a Amil Dental conta com cerca de 2,4 milhões de beneficiários e mais de 13,7 mil prestadores odontológicos credenciados. Presente em várias regiões do país, a operadora tem a confiança dos brasileiros porque conta com a garantia e solidez da Amil. No ano de de 2023, a operadora intermediou mais de 1,5 milhão de consultas e mais de 10,5 milhões de procedimentos odontológicos, oferecendo o cuidado certo para o sorriso de todos os seus clientes.

Em 2021, a Amil Dental inaugurou suas primeiras clínicas odontológicas próprias no país, em parceria com a Cia. da Consulta. Localizadas em São Paulo (na capital, nos bairros de Pinheiros, Tucuruvi, Santo Amaro e Tatuapé, e nas cidades de Santo André, Taboão da Serra e Guarulhos) e no Rio de Janeiro (nos bairros de Campo Grande e Botafogo), as clínicas atendem exclusivamente beneficiários da Amil Dental. Cada clínica tem capacidade para realizar mais de 1.300 atendimentos por mês.  Um dos principais benefícios do modelo é a disponibilização, em um único local, das principais especialidades odontológicas, como Ortodontia (colocação de aparelho), Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia e Periodontia (tratamento de gengiva). Com isso, o paciente estará apto a realizar os procedimentos mais frequentes, desde limpeza à extração de sisos, por exemplo, com uma equipe integrada. Outro benefício é o horário de atendimento estendido, das 8h às 19h durante a semana, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. 

  • 1978

    A Amil estreia no mercado de planos de saúde brasileiro, com o conceito de consultas e exames sem limites. Também cria, na sequência, diversas agências para atendimento presencial aos seus clientes.

  • 1988

    Dez anos após sua criação, a Amil já surpreende em desempenho, registrando um dos maiores índices de crescimento de todo o mercado de saúde.

  • 1993

    A Amil inova mais uma vez e lança o serviço Amil Resgate Saúde, uma unidade especializada no transporte de pacientes em estado crítico.

  • 1994

    A Amil é a primeira empresa do mundo a utilizar o sistema de franquias para ampliar a sua cobertura no país, oferecendo o seu padrão de qualidade e de atendimento às principais cidades do Brasil.

  • 1997

    A Amil é a primeira empresa a criar uma estrutura de atendimento no exterior para atender aos seus clientes em qualquer parte do planeta.

  • 1999

    A Amil cria centros de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, batizados de Total Care.

  • 2004

    Começa a trabalhar o conceito Gestão de Saúde, em que analisa, mapeia e trata o risco dos beneficiários, atuando preventivamente no controle de doenças com base na tecnologia.

  • 2007

    companhia passa por reestruturação societária e realiza sua abertura de capital, passando a se chamar Amil Participações S.A.

  • 2009

    A Amilpar adquire a Medial Saúde e se torna a maior empresa de saúde do Brasil. Sua participação de mercado atinge mais de 10%.

  • 2012

    A companhia foi adquirida pelo UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de Saúde do mundo.

  • 2014

    A Amil lança, em janeiro, o Movimento Saúde 360, dedicado à conscientização e ao combate à obesidade infantil.

  • 2016

    A operação brasileira foi dividida em três plataformas distintas: a Amil, o braço de benefícios do UnitedHealth Group Brasil; o Americas Serviços Médicos, um grupo médico-hospitalar; e a Optum, uma empresa de soluções inovadoras de tecnologia e dados em saúde.

  • 2017

    A Amil expande sua rede de clínicas de atenção primária, o Clube Vida de Saúde.

  • 2018

    Amil lança nova identidade visual e renova sua proposta de valor, com conceito de cuidado certo. O novo posicionamento se fundamenta na coordenação do cuidado, oferecendo aos clientes mais clínicas de atenção primária, o Amil Espaço Saúde, e suporte clínico pelo telefone Amil Ligue Saúde.

Fatos e Números

  • 3,2 milhões - Planos médicos
  • 2,4 milhões - Planos odontológicos

Atualização: Dezembro/2023

  • + de 402 mil

Atualização: Dezembro/2023

  • 29 hospitais

Atualização: Dezembro/2023

  • 4,3 milhões - Consultas
  • 15,3 milhões - Exames
  • 128 mil - Internações

Atualização: 4º trimestre/2023 

  • Perto de 34 mil Colaboradores

Atualização: Dezembro/2023

Prêmios e reconhecimentos

Glossário

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