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UnitedHealth Group Brasil assina pacto pelo fim da violência contra mulheres

 

Com 75% de sua força de trabalho feminina, grupo de saúde se junta à iniciativa alinhada com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONUs 

São Paulo, SP (4 de setembro de 2020) – Engajar líderes do setor privado e garantir o compromisso voluntário com o fim da violência contra mulheres e meninas. Essa é a proposta da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A importância de iniciativas como essa ficou ainda mais evidente no contexto da pandemia. Em abril, no auge das recomendações de isolamento social, as denúncias de violência doméstica aumentaram 40% em relação ao mesmo mês do ano anterior, conforme aponta o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A fim de reforçar seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher, o UnitedHealth Group Brasil, grupo de saúde com mais de 28 mil colaboradoras, acaba de assinar a adesão ao pacto proposto pela Avon e o Instituto Avon em parceria com a ONU Mulheres.

Este é o segundo ano da Coalizão. Em 2019, em seu lançamento, a Amil, uma das empresas integrantes do UnitedHealth Group Brasil, já havia se juntado ao movimento. A companhia engloba também o grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos, representando uma força de trabalho 75% feminina. Hoje, a iniciativa colaborativa conta com mais de 120 instituições e atua alinhada com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “A violência, em qualquer forma, é algo intolerável. Essa adesão busca estimular que as mulheres e os homens da nossa empresa não se silenciem diante de uma situação de violência, em benefício de toda a sociedade. Devemos fortalecer o direito de equidade das mulheres a partir da atualidade, estimulando que todos pensem a respeito e mudem seu comportamento hoje, de forma a deixar um legado para que as próximas gerações não aceitem, nem propaguem, ideais sexistas. Esse é o caminho para uma sociedade mais plural, justa e inclusiva”, afirma Graciema Bertoletti, diretora de Novos Negócios e Parcerias da Amil e sponsor do “Como Somos”, grupo de diálogo do UnitedHealth Group Brasil que debate a equidade de gêneros.

Internamente, a empresa lançou este mês a campanha ‘Conversa Amiga’, que busca estabelecer um canal de diálogo franco e contínuo sobre a violência contra a mulher e sobre a responsabilidade de cada um no combate a esse tipo de agressão. Além de promover encontros virtuais de debate sobre o tema, o UnitedHealth Group Brasil  oferece, ainda, um Programa de Apoio ao Colaborador (PAC) que funciona por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nele, as colaboradoras contam com informações e aconselhamento psicológico sobre como lidar com situações de violência. Também mantem telefone e e-mail de compliance para denúncias de condutas inapropriadas na empresa, com sigilo garantido. Outro canal de suporte oferecido é o Amil Ligue Saúde, que oferece suporte psicológico por telemedicina, além das unidades Amil Espaço Saúde, para atendimento presencial.

“Ampliar o diálogo é fundamental para auxiliar as pessoas a identificarem situações de abuso e se sentirem confiantes a pedir ou oferecer ajuda. A agressão pode ser física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Ela geralmente é praticada por um membro da família que vive com a vítima e apresenta um comportamento agressivo. Combater a violência contra a mulher é responsabilidade de todos. Nossas colaboradoras e clientes podem estar sendo vítimas da violência neste exato momento. Aderir à Coalizão e promover essa campanha são ações necessárias e coerentes com a nossa cultura”, ressalta Esabela Cruz, gerente de Inclusão e Diversidade do UnitedHealth Group Brasil.

SOBRE O UNITEDHEALTH GROUP BRASIL

Líder global em cuidados de saúde, o UnitedHealth Group tem sua sede nos Estados Unidos e está presente em 130 países. O UnitedHealth Group Brasil é uma empresa de saúde e assistência médica diversificada, que reúne 33 hospitais no país, sendo composto pela operadora de planos de saúde Amil - com 3,5 milhões de beneficiários de planos médicos e 2,2 milhões de odontológicos -, e pelo grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos - que congrega hospitais e centros médicos de referência em diversos estados.

SOBRE A COALIZÃO EMPRESARIAL 

Formalizada em agosto de 2019, a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, é uma iniciativa liderada pelo Instituto Avon, Fundação Dom Cabral e ONU Mulheres com o objetivo de engajar líderes do setor privado e garantir o compromisso voluntário com o fim da violência contra mulheres e meninas. As empresas signatárias atuarão alinhadas com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e em contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres. 

Dentre as ações da Coalizão, estão previstas adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, engajamento pessoal da liderança empresarial para a realização de ações, atividades de formação e capacitação para o enfrentamento de diversas formas de violência contra as mulheres, desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos contra assédio sexual nas empresas, ambiente de trabalho seguro para funcionárias e colaboradoras vítimas de violência, promoção de campanhas de comunicação e conscientização para o enfrentamento da violência contra as mulheres e compartilhamento de resultados.

SOBRE A ONU MULHERES

A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. O mandato da ONU Mulheres é triplo: programático, normativo e de coordenação. No contexto da Agenda 2030, a ONU Mulheres tem a função de coordenar os esforços em prol da igualdade de gênero entre as agências do sistema ONU. Em seu papel normativo, colabora para a resposta do Brasil às convenções e aos acordos e tratados internacionais que embasam os direitos das mulheres e que oferecem parâmetros para a atuação dos países. Seu papel programático permite oferecer assistência técnica a governos, sociedade civil e instituições do setor privado para realizar ações sustentáveis pela igualdade de gênero.

SOBRE O INSTITUTO AVON

Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica em salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.