Amil: um sistema de saúde dedicado a tornar o cuidado coordenado uma experiência acolhedora, eficiente e constante
Fundada em 1978, no Rio de Janeiro, a operadora expande a Telessaúde, as linhas de cuidado ambulatoriais, os serviços especializados, o homecare e os cuidados paliativos. Tudo para que o paciente tenha atenção médica ao longo do tempo e o hospital se torne cada vez mais o lugar da alta complexidade
Atualmente, a operadora conta com cerca de 5,2 milhões de beneficiários - 3 milhões de planos médicos e 2,2 milhões de planos odontológicos -, sendo a escolha de mais de 462 mil empresas-clientes. Mais de trinta e três mil colaboradores atuam diariamente para promover o melhor cuidado e atendimento para cada pessoa que confia, diariamente, sua saúde à Amil.
Ao longo de sua história, a Amil consolidou-se como uma das maiores e mais completas redes credenciadas do mercado, somando hoje mais de 21 mil prestadores de serviços médicos em todo o país. Através de um relacionamento baseado em três pilares: Identidade, Reconhecimento e Meritocracia, a Amil atua em parceria com seus médicos credenciados, fortalecendo o reconhecimento por suas atuações e valorizando sua autonomia. Da mesma forma, a integração com a rede de prestadores hospitalares, laboratoriais e ambulatoriais contribui para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.
Toda essa estrutura, aliada a uma ampla rede de serviços própria, funciona de forma orquestrada e posiciona a empresa hoje como um sistema de saúde completo, que ao longo do ano de 2024 intermediou cerca de 89 milhões de procedimentos/eventos médicos e 12 milhões de odontológicos. Esse modelo integrado de cuidado permite que os beneficiários sejam melhor guiados pelo sistema de saúde, de modo que tenham sempre o cuidado certo, no lugar certo e na hora certa.
A Total Care, rede própria da Amil, é composta por 31 hospitais no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, que, junto com as unidades credenciadas da operadora, realizaram mais de 6 milhões de atendimentos em pronto-socorro, de 700 mil cirurgias e de 590 mil internações no ano de 2024. A Total Care disponibiliza ao sistema de saúde privado brasileiro mais de 4 mil leitos, sobretudo a clientes da Amil. Agrega, também, 78 unidades ambulatoriais, entre clínicas, consultórios, unidades de pronto atendimento e diagnósticas, onde o paciente pode realizar desde cuidados mais complexos, como hemodiálise, a consultas de rotina. Após a alta médica, a operadora também acompanha o beneficiário para assegurar uma transição segura para que ele volte à sua casa e às suas atividades, oferecendo suporte na desospitalização, internação domiciliar e cuidados paliativos.
Outra forte frente de atuação é a da Promoção à Saúde. Os beneficiários da Amil que necessitam de acompanhamento permanente de saúde recebem algum tipo de monitoramento, inclusive de forma remota, como as pessoas com doenças crônicas, por exemplo. Já área de inteligência clínica é responsável por conhecer o beneficiário através da análise de dados, desde seus hábitos de saúde ao perfil de uso do plano. Dessa forma, pode identificar tendências ou necessidades de cuidado, coordenando o cliente durante sua jornada no Sistema Amil de Saúde. Essa gestão de populações de alto risco acontece tanto em unidades próprias quanto terceiras.
Como suporte nesse processo, a empresa disponibiliza uma série de comodidades tecnológicas funcionais, como serviços de telessaúde, busca de credenciados por geolocalização, token de segurança, agendamento online de consultas e exames, pedidos de reembolso através de website e carteirinha virtual. Além de promover o autocuidado e o engajamento ao tratamento, a integração entre essas ferramentas moderniza e facilita o acompanhamento de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.
Para garantir o acesso de cada vez mais brasileiros à essa rede de serviços e à saúde suplementar, a Amil oferece desde planos individuais a coletivos para grandes empresas, com opções regionais a planos premium com cobertura nos mais renomados hospitais e consultórios do país. Com produtos acessíveis, rede credenciada qualificada e tecnologias que permitem acesso, segurança e qualidade no atendimento, a Amil conta com a parceria de 40 mil corretores, buscando diversificar cada vez mais suas plataformas de relacionamento. Um dos principais diferenciais da empresa é oferecer planos que aliam telemedicina, hospitais da rede própria com certificação pelos principais órgãos acreditadores (Joint Comission ou ONA), além de urgência e emergência nacional.
O reconhecimento público a esse trabalho é ilustrado por premiações e rankings elaborados pelos mais renomados veículos de comunicação e instituições do país. Em 2024, a Amil conquistou pelo terceiro ano seguido a 1ª colocação na categoria Planos de Saúde do estudo anual Marcas dos Cariocas, do jornal O Globo. Nesse mesmo ano, a empresa manteve o primeiro lugar no setor de Saúde do Ranking Kantar BrandZ, a pesquisa mais respeitada do Brasil sobre valor de marca. E também foi bicampeã do Prêmio Reclame Aqui na categoria Planos de Saúde – Grandes Operações. Já os esforços de conciliação levaram a Amil a receber o Selo Empresa Amiga da Justiça, concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), pela sétima vez. E ainda, de forma inédita, o selo Empresa Amiga da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Desde 1984, a Amil também atua no mercado de planos odontológicos. Atualmente, a Amil Dental conta com cerca de 2,3 milhões de beneficiários e mais de 13 mil prestadores odontológicos credenciados. Presente em várias regiões do país, a operadora tem a confiança dos brasileiros porque conta com a garantia e solidez da Amil.
Linha do Tempo
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1978
A Amil estreia no mercado de planos de saúde brasileiro, com o conceito de consultas e exames sem limites. Também cria, na sequência, diversas agências para atendimento presencial aos seus clientes.
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1988
Dez anos após sua criação, a Amil já surpreende em desempenho, registrando um dos maiores índices de crescimento de todo o mercado de saúde.
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1993
A Amil inova mais uma vez e lança o serviço Amil Resgate Saúde, uma unidade especializada no transporte de pacientes em estado crítico.
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1994
A Amil é a primeira empresa do mundo a utilizar o sistema de franquias para ampliar a sua cobertura no país, oferecendo o seu padrão de qualidade e de atendimento às principais cidades do Brasil.
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1997
A Amil é a primeira empresa a criar uma estrutura de atendimento no exterior para atender aos seus clientes em qualquer parte do planeta.
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1999
A Amil cria centros de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, batizados de Total Care.
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2004
Começa a trabalhar o conceito Gestão de Saúde, em que analisa, mapea e trata o risco dos beneficiários, atuando preventivamente no controle de doenças com base na tecnologia.
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2007
companhia passa por reestruturação societária e realiza sua abertura de capital, passando a se chamar Amil Participações S.A.
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2009
A Amilpar adquire a Medial Saúde e se torna a maior empresa de saúde do Brasil. Sua participação de mercado atinge mais de 10%.
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2012
A companhia foi adquirida pelo UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de Saúde do mundo.
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2014
A Amil lança, em janeiro, o Movimento Saúde 360, dedicado à conscientização e ao combate à obesidade infantil.
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2016
A operação brasileira foi dividida em três plataformas distintas: a Amil, o braço de benefícios do UnitedHealth Group Brasil; o Americas Serviços Médicos, um grupo médico-hospitalar; e a Optum, uma empresa de soluções inovadoras de tecnologia e dados em saúde.
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2017
A Amil expande sua rede de clínicas de atenção primária, o Clube Vida de Saúde.
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2018
Amil lança nova identidade visual e renova sua proposta de valor, com conceito de cuidado certo. O novo posicionamento se fundamenta na coordenação do cuidado, oferecendo aos clientes mais clínicas de atenção primária, o Amil Espaço Saúde, e suporte clínico pelo telefone Amil Ligue Saúde.
Fatos e Números
- 3 milhões - Planos médicos
- 2,2 milhões - Planos odontológicos
Atualização: Dezembro/2024
Atualização: Dezembro/2024
Atualização: Dezembro/2024
- 18,5 milhões - Consultas
- 69,9 milhões - Exames
- 492 mil - Internações
Atualização: totais do ano de 2024
- Mais de 33 mil Colaboradores
Atualização: Dezembro/2024